Miguel Lacerda

Cascaisea - Associação ambiental
MIGUEL LACERDA é um autodidata, muito jovem iniciou a sua carreira profissional no Aquário Vasco da Gama.
Um dos Fundadores do Museu do Mar de Cascais e Museu da Baleia da Madeira, colaborou com inúmeras instituições científicas em expedições e estudos da fauna marinha (com estudos e trabalhos publicados).
Velejador oceânico, um dos primeiros profissionais em Portugal com uma volta ao mundo e 19 travessias do Atlântico, é um mergulhador experiente, tornando-se o primeiro (e único) português a submergir nos mares da Antártida.
Com cinco livros editados, todos relacionados com o mar, Miguel Lacerda recebeu em 2009 a medalha de mérito da defesa da natureza e do meio ambiente, e foi homenageado em 2013 no Dia Mundial dos Oceanos pelo Município de Cascais.
O sentido de partilha, o altruísmo, a solidariedade e voluntariado fizeram-no criar o projeto “Dive for all” promovendo a experiência de mergulho inclusivo em Cascais, tema apresentado que levou ao TEDx talks.
Miguel Lacerda é também um ativista ambiental e pioneiro nas ações de limpeza dos oceanos em Portugal, uma “epopeia que iniciou em 1981”.
Hoje muito focado na sustentabilidade dos Oceanos, criou a Associação Ambiental CASCAISEA onde é o Presidente da Direção.